O nosso perfil de consumo e a forma como vivemos pode impactar de forma extremamente agressiva o Planeta. Segundo o Relatório Planeta Vivo de 2013 (este relatório é publicado a cada dois anos) do WWF, hoje necessitaríamos de 1,5 planeta para suprir a necessidade por recursos naturais. Evidentemente que se trata de uma estimativa considerando um consumo global. Esse estudo pode ser aplicado a um país, cidade, empresa ou as pessoas.
Para tentar medir esse impacto sobre o Planeta a Global Footprint Network – GFN (Rede mundial da pegada ecológica) criou em 1993 a Pegada Ecológica, uma ferramenta que ajuda a medir o tamanho da pegada que os humanos deixam no planeta de acordo com o volume de consumo e suas práticas (ou ausências) de sustentabilidade no dia-a-dia.
Segundo o relatório o Brasil apresenta uma pegada de 2,9 ha por habitante, ou seja, se todos os habitantes do planeta consumissem como os brasileiros seria necessário 1,6 planeta para suprir toda a necessidade de recursos naturais.
O quanto geramos de lixo, quanto andamos de carro, quanto dura nosso banho são alguns dos critérios observados pela pegada ecológica. Uma simples mudança de hábitos como usar o transporte coletivo ou ir de bicicleta para o trabalho pode representar uma redução considerável em seu rastro impresso no planeta.
No link a seguir você poderá obter uma cartilha da WWF sobre a pegada ecológica, como medir sua pegada e como diminuir seu rastro no Planeta.
Boa leitura e boa reflexão.
http://www.wwf.org.br/informacoes/?35722/cartilha-pegada-ecologica
No link abaixo é possível baixar o relatório de pegada ecológica de São Paulo, Estado e Capital, realizado em 2012.
http://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?31603/A-Pegada-Ecolgica-de-So-Paulo–estado-e-capital